quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Jogando: Final Fantasy IV


Explicando o sumiço de 4 meses: 7 cadeiras na faculdade. Acho que isso é uma explicação mais que suficiente. Agora de férias, vou tentar atualizar aqui com mais freqüência.
No entanto, mesmo com o semestre enlouquecido, alguma coisa eu precisava jogar entre um trabalho e outro. Eu já tinha jogado FFIV na sua versão para SNES e tinha detestado. Não acho que há história que se salve para gráficos tão toscos (claro, toscos para o padrão da época em que joguei, mas ainda assim toscos) e para personagens que caminham ao invés de correr. Talvez o fato de eu ter jogado ele logo depois do FFVI (que eu amo de paixão) tenha influenciado um pouco.
Pois bem, quando saiu esse remake fiquei com cara de "blé" e não dei bola. Eu tava bem contente com outros jogos do DS na época. Mas, passado um tempo, por curiosidade resolvi procurar videos dele. Aconteceu que a cada video que eu assistia, crescia a curiosidade de jogar e no fim das contas acabei dando uma chance ao jogo.
Sendo curto e grosso: passei a AMAR o jogo. As pessoas que duvidam do poder que um gráfico decente pode fazer deviam passar por essa mesma experiência que eu passei. E o mais fantástico foi que graças a toda essa beleza nova, a história do jogo em si se sobressaiu: na versão anterior eu fiquei tão irritado com as limitações que nem dei bola pra história. As cutscenes com voz também ajudam absurdamente, essa história de "dar vida" aos personagens realmente funciona!
Assim, se algum desenvolvedor de jogos ler esse post, deixo um recado: dê vida aos seus personagens! Dê nomes, histórias, vozes, artes conceituais, etc. Pelo menos pra mim, essas coisas fizeram bastante diferença.

Um comentário:

Gustavo [Kero] Gonçalves disse...

Ja era hora de voltar!
Agora sou eu que to na correria... Vamos no Beco sabado?
bao